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RCS - Rich Communication Services: tudo sobre a nova era dos SMS




A nova era das mensagens de texto já está entre nós. O RCS (Rich Communication Service) representa uma evolução do tradicional SMS, agora capaz de integrar texto simples com elementos multimídia, botões interativos, chatbots e serviços de localização.


À primeira vista, o RCS Messaging pode parecer similar aos aplicativos de mensagens populares como WhatsApp, Facebook e Telegram. E de fato, está correto!


No entanto, o grande diferencial desse sistema é sua integração aos celulares Android, dispensando a necessidade de os usuários baixarem qualquer aplicativo adicional. Isso confere uma capacidade de alcance potencial muito maior do que outros aplicativos.


Essas características têm despertado grande interesse por parte das empresas no RCS. De acordo com análises, a previsão é que o mercado de RCS Messaging cresça de US$ 5,2 bilhões em 2020 para US$ 11,7 bilhões em 2025.


Mas, afinal, o que são mensagens RCS?


O RCS, abreviação para Rich Communications Service, é um protocolo baseado em IP que possibilita o envio de mensagens interativas e bidirecionais. Em outras palavras, além das funcionalidades convencionais de um SMS, como texto e links, o RCS permite a inclusão de cards, carrosséis, imagens, vídeos, serviços de localização, botões de respostas sugeridas, integração com chatbots e não possui restrição quanto ao número de caracteres.


RCS está disponível no Brasil em todas as operadoras desde 2020 tanto para mensagens Pessoa-para-Pessoa (P2P) quanto para mensagens Aplicações-para-Pessoas (A2P).


Veja na imagem abaixo algumas possibilidades de uma mensagem RCS.



Quais aparelhos suportam mensagens RCS?


O RCS foi concebido pela Google em colaboração com a Associação Mundial das Operadoras Móveis (GSMA), e por isso esse tipo de mensagem está disponível apenas em dispositivos que utilizam o sistema operacional Android.

Uma das principais vantagens desse formato é sua compatibilidade com os aplicativos nativos de mais de 3,6 bilhões de dispositivos em todo o mundo. Isso significa que não é necessário que os usuários baixem aplicativos extras, que podem ser pouco comuns em suas regiões.


É importante lembrar que a apple anunciou a adoção do RCS em seus dispositivos para 2024, enquanto isso é possível configurar um failover das suas comunicações de RCS para SMS, garantindo que suas mensagens chegarão (mesmo que adaptadas) a dispositivos iOS também.


Principais benefícios do RCS


1. Enriquecer a experiência do cliente


A capacidade de incorporar fotos, vídeos, QR Codes, áudios, respostas automáticas e links possibilita a criação de mensagens mais atrativas e relevantes para seus clientes.


Esses elementos permitem oferecer informações contextualizadas, sugerir ações aos usuários e até concluir transações, tudo dentro da conversa. Esse processo intensifica o envolvimento com a comunicação, amplia as taxas de cliques e impulsiona as conversões de suas campanhas.


2. Mais dados


Nos SMS, é possível mensurar a taxa de entrega de uma mensagem, mas muitas métricas ficam de fora das possibilidades.


Já no RCS, a taxa de entrega, abertura e clique são facilmente mensuráveis e podem oferecer mais insights para a otimização das suas campanhas de marketing e mais ROI para seus projetos. Esses dados são entregues em tempo real.


3. Mais segurança para os clientes com verificação de contas


Todas as empresas que utilizam RCS Business Messaging podem personalizar seus remetentes para estarem de acordo com seu branding e, assim, serem reconhecidos mais facilmente pelos usuários e gerarem mais confiança.


Mas, em paralelo, todas as empresas têm que ter seu remetente verificado pelos provedores do serviço de RCS. Essa obrigatoriedade é uma exigência da GSMA para garantir prevenção às fraudes e uma comunicação mais confiável.


4. Mensagens mais longas


Encaixar toda uma mensagem em 160 caracteres não é impossível, mas com certeza é desafiador. E é isso que as marcas têm para trabalhar ao enviarem mensagens SMS. 


Mas no caso do RCS, seu texto não tem um limite de caracteres por mensagem. Este recurso mais flexível permite entregar mais contexto e personalização nas comunicações. 


5. Aplicativo nativo


Nós já mencionamos que o RCS roda em aplicativos nativos dos celulares que usam Android. Mas por que isso é um benefício?


Bem, a resposta é simples: muitos aplicativos são mais populares de acordo com a localização, a idade do público-alvo e preferências pessoais. Mas quando se trata de um aplicativo nativo nos celulares, essa barreira é extinta e todos os que possuem esse sistema operacional irão receber a mensagem.


Isso resulta em uma entrega aprimorada e, consequentemente, um ROI maior.


Quais as diferenças entre RCS e SMS?


A grande diferença entre RCS e SMS é a interatividade nas mensagens enviadas. Enquanto o SMS tem limite no tamanho do texto e permite, no máximo, o uso de emojis e links, o RCS tem uma gama de mídias suportadas: vídeo, áudio, botões interativos, serviços de localização, chatbot etc.




Por exemplo, com um SMS você pode lembrar seu usuário que ele tem um voo com você nos próximos dias e encaminhar o link para que ele entre no seu site ou aplicativo e faça o check-in. Com o RCS, você pode mandar esta mesma informação, mas já permitir que ele faça o check-in ali mesmo e receba o cartão de embarque – sem a necessidade de baixar ou entrar no app da companhia.



RCS para empresas


À medida que você explora as possibilidades do RCS, não é surpresa ver um enorme interesse das empresas por essa tecnologia. O RCS possibilita criar comunicações mais envolventes com os clientes, enquanto a empresa obtém dados valiosos sobre a entrega e a interação com as mensagens.


De acordo com uma pesquisa conduzida pela Harvard Business Review em colaboração com a Google, as empresas acreditam que o RCS oferecerá benefícios significativos, tais como:


  • Métricas aprimoradas e análise da eficácia deste canal;

  • Verificação de contas para garantir maior segurança aos usuários;

  • Facilidade em realizar transações sem a necessidade de mudar de plataforma;

  • Recomendações de ações, como links URL, mapas, calendários e chamadas;

  • Integração de mídias interativas;

  • Utilização simplificada de QR Codes.

Para as empresas interessadas em adotar esse canal de comunicação, é fundamental se associar a um parceiro autorizado pelo Google, semelhante ao processo do WhatsApp Business. A Masx Digi trabalha com essa tecnologia e está pronta para ser o parceiro ideal na jornada de transformação digital da sua empresa.











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