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COMO USAR O WHATSAPP NA SUA ESTRATÉGIA?

Atualizado: 3 de mar.




O WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil e nos últimos 10 anos ele vem sendo cada vez mais utilizado como uma ferramenta fundamental para as estratégias de comunicação.



 

Nossa história e experiência

Desde 2014 nós desenvolvemos soluções inteligentes para nossos clientes e parceiros, utilizando o WhatsApp como principal ferramenta e plataforma para campanhas multimídia. 


A Masx Digi traz em seu histórico uma experiência consolidada: mais de 3.000 clientes atendidos e 40 mil campanhas desenvolvidas Reunimos a seguir informações detalhadas para te ajudar a entender os principais pontos para criar uma campanha e utilizar o potencial da ferramenta ao máximo.


 

Entenda uma campanha no WhatsApp


Há 10 anos o  WhatsApp vem sendo usado como ferramenta de comunicação em organizações, da mesma forma que um usuário comum utiliza para conversar com seus amigos, familiares e também para relações profissionais, organizações de todos os segmentos utilizam a ferramenta.


Para utilizar o whatsapp você precisa de 3 elementos:


Um número ativo: nós chamamos de canal whatsapp, por onde as mensagens sairão para os contatos e eles poderão interagir com você e sua campanha


Uma lista de contatos: o WhatsApp é a evolução do SMS, Messenger, E-mail e apenas com a lista de contatos você tem acesso a todos o seu banco de dados para interagir.


Cuidados no uso da ferramenta: para evitar problemas como hackers e usuários maliciosos, o WhatsApp adotou diversos mecanismos de segurança que são muito importantes, as organizações que desejam utilizar a ferramenta precisam seguir as diretrizes corretas para manter o ambiente saudável (e esse é nossa principal habilidade, a seguir você vai entender mais).



CASOS DE USO


Os casos de usos são diversos:


Atendimento geral e suporte (solucionar dúvidas, acompanhar trajetórias, resolução de problemas, agendamentos, orientação especializada, pós-venda e follow up, canal de avaliação);


Divulgação e publicidade (envio de campanhas, ofertas especiais e cupons de desconto para incentivar vendas, promover produtos, difundir serviços, divulgar novas coleções, informar sobre eventos e alterações importantes como mudanças de endereço, novos horários de atendimento);


Relacionamento (manter uma comunicação regular para nutrir o relacionamento com conteúdos relevantes e atualizações de produtos e serviços, melhorar a comunicação internas entre a administração de uma organização e suas equipes e colaboradores, levantamento de dados e insights entre associados, membros e colaboradores de uma organização, pesquisas para coletar feedback, avaliações e interações diretas que gerem dados para tomadas de decisão);


Criação de comunidade e educação (informar melhor sobre o uso adequado de produtos e serviços, atualizar sobre novas funções, dicas e facilidades, criar um ambiente para compartilhamento de experiências, facilitar o suporte e crescimento mútuo).



EVOLUÇÃO DA FERRAMENTA


Diante de tantas possibilidades e com toda tecnologia disponível, o uso do WhatsApp também passou por modificações ao longo desses últimos anos, inclusive a própria META, empresa responsável pelo aplicativo, se viu obrigada a criar um novo modelo de negócios que incorporasse o uso do mercado para a ferramenta, criando diversas soluções inovadoras para empresas de todos os tamanhos e segmentos melhorarem a comunicação com seus contatos.


Desde então, a ferramenta vem ganhando um desenvolvimento cada vez mais importante, apresentando uma evolução no marketing digital porque solucionou diversos problemas antigos e permitiu uma saída eficaz para as estratégias de comunicação se adequarem ao cenário atual:



Limitação de conteúdo


Antigamente, as plataformas mais utilizadas nas estratégias de comunicação eram o Email e SMS, que possibilitaram a criação de campanhas mobile e digitais, porém cada ferramenta tinha suas limitações: sms com pouca quantidade de caracteres e o email com limitações nos tamanhos de dados, devido à transmissão da mensagem para grande quantidade de usuários.

Essa limitações foram superadas com o uso do WhatsApp, que permitiu o desenvolvimento de comunicações mais ricas, transformando a experiência do usuário ao fornecer conteúdo completos (imagens, vídeos, links, textos, documentos, aúdios).

O uso do WhatsApp permitiu a criação de campanhas e projetos de comunicação aprimorados, fornecendo uma ampla capacidade criativa para as equipes responsáveis pelas estratégias das organizações, sendo utilizado em todos os setores, como por exemplo: vendas, marketing interno, promoções, campanhas institucionais, emergenciais e informativas, estratégias de relacionamento, geração e nutrição de leads, entre outras.



Exposição nas redes sociais


Nos últimos anos todas as marcas e organizações tiveram que adotar ampla presença em redes sociai, além do email e do site, e do telefone de atendimento, toda e qualquer organização precisava estar presente no: twitter, instagram, facebook, linkedIN, Google… e por aí vai… a gestão de todas essas páginas trouxe a geração de novas áreas nas empresas, possibilitando aumentar ainda mais a relação com seu público, seja qual for sua categoria. As redes sociais necessitam de gestão e equipes responsáveis para lidar com as demandas nos perfis, sempre dando atenção aos usuários, respondendo suas mensagens e comentários, além de interagir com os acontecimentos do momento.

A comunicação se tornou um braço fundamental para o desenvolvimento de qualquer organização, trazendo com isso novos cenários e demandas modernas através da exposição constante da marca/organização. 

Mesmo trabalhando com ferramentas ainda mais inovadoras como gestões automatizadas, ChatBots e outras ferramentas tecnológicas, as organizações precisaram voltar à prática de comunicação privada, individual e segura, dessa forma, o uso do WhatsApp possibilitou a renovação das estratégias digitais e um aprimoramento ainda melhor no uso das ferramentas, possibilitando gestões mais internas e menos expostas publicamente, além de dar mais segurança e gerar dados mais relevantes, principalmente agora, que o marketing conversacional ganhou destaque por apresentar resultados sólidos e uma relação ainda mais aprofundada.





Atenção diluída e ferramentas maliciosas


Outra questão que tem influenciado muito nas decisões sobre qual ferramenta utilizar em uma campanha digital é relacionada com a atenção dos usuários: diariamente as pessoas que utilizam o facebook/instagram/google são bombardeadas com dezenas ou centenas de campanhas publicitárias durante o uso das plataformas, mas isso não significa uma boa conversão, os usuários estão sempre interagindo com seus amigos nesses ambientes e então, mesmo contabilizando impressão, a entrega de resultados nesses ambientes alcança baixos índices de retornos.


A atenção dos usuários está diluída e isso afeta os resultados das campanhas, além disso, as redes sociais estão cheias de ferramentas maliciosas: usuários fakes, bots de clics, bots com inteligência artificial gerando interação (preenchimento de formulários, cadastro), impressões fantasmas e dados inválidos. Todos esses fatores estão compondo os resultados diários de campanas nas principais plataformas sociais, tornando seus retornos muito baixos e exigindo uma nova abordagem dos times de comunicação e novas estratégias.

Com o uso do WhatsApp a realidade é diferente: os usuários que recebem o conteúdo são reais, a atenção é plena, já que todos olham suas mensagens durante o dia, e quando necessário, abrem novamente para conferir as informações recebidas, além de compartilharem com outros usuários e dessa forma o alcance através dessa ferramenta se torna muito mais completo e abrangente, oferecendo retornos mais sólidos e resultados expressivos.



Compartilhamento entre usuários, impacto Instantâneo


O WhatsApp permite fácil compartilhamento entre usuários porque, como todos usam a ferramenta como a principal forma de comunicação diária, é hábito entre os usuários o compartilhamento de informações, permitindo alcançar resultados mais amplos em menos tempo. O WhatsApp é checado mais de 20 vezes por dia por todas as pessoas, no mínimo, dessa forma, o impacto de uma campanha chega a ser instatâneo, levando em consideração uma estratégia conversacional, o alcance de resultados podem abranger em dados relevantes e retornos eficientes para campanhas informativas e emergenciais.


Inovação e gestão eficiente


Além de possibilitar a melhoria, a inovação e a criação de novos conceitos em campanhas digitais, o WhatsApp e as plataformas de conversação como Telegram e agora, RCS, também possibilitam uma gestão eficiente de contatos através de uma organização inteligente de dados, direcionadas para determinados público, segmentos, tipos de cliente, comportamento, hábitos e diversos outros fatores de segmentação e ordem da listagem.



O cruzamento dessas tecnologias resultou num avanço das relações digitais e estratégias de comunicações para empresas e organizações de todos os segmentos. O uso correto das plataformas digitais vem sido explorado como um campo a ser descoberto, cada plataforma se destaca com suas características e a comunicação individual e privada vem ganhando destaque, solucionando diversas problemáticas atuais e garantindo novos caminhos para estratégias de comunicação eficientes.




Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato no WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511911642859



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