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5 DICAS PARA ALCANÇAR BONS RESULTADOS EM CAMPANHAS NO WHATSAPP



Vamos explorar nossa experiência nos últimos 10 anos e fornecer dados e análises de cases de sucesso e experiências que podem ajudar a enriquecer o desenvolvimento de sua estratégia de comunicação.


Como abordado no texto anterior: COMO USAR O WHATSAPP NA SUA ESTRATÉGIA, o uso do whatsapp está mais aperfeiçoado, a ferramenta se tornou fundamental para estratégias de comunicação e de relacionamento, ainda mais agora em 2024, com a tendência do mercado se voltando para canais privados e modelo conversacional.


Confira abaixo os pontos que destacamos para sua estratégia alcançar resultados melhores no uso da ferramenta.


Conteúdo Informativo

Aumenta a visibilidade da marca, gera valor para seu público, impulsiona a fidelização dos clientes, aumenta a taxa de conversão e reduz os custos.


A qualidade do conteúdo compartilhado na internet é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma campanha. O conteúdo precisa contribuir de forma positiva e gerar interesse para o usuário que receber as informações.


A relevância da informação e a forma que ela é transmitida é um dos pontos principais no planejamento. Procure relacionar o contexto com o que está acontecendo atualmente, cruzando com informações associadas que estejam em tendência.


É muito importante alinhar o conteúdo informativo com as inovações e transformações, estar um passo a frente vai aumentar o compartilhamento e a interação dos usuários.


A internet está cheia de conteúdo, buscar inspiração é fundamental: utilize conteúdos existentes, faça conexões e citações, assim você ganhará mais aceitação dentro da rede e um impacto ainda maior, pois cria uma impressão positiva e dá força ao conteúdo exposto.



Para enriquecer a experiência do usuário, utilize formatos múltiplos como imagens, infográficos, vídeos e podcast, por exemplo. E sempre abra espaços para incentivar a interação, convidando seu público a compartilhar opniões, experiências, fazer perguntas e fornecer feedback.


Marketing Conversacional: mais interação e engajamento

Cria uma conexão personalizada com os clientes em um ambiente que favorece resoluções, obtenção de dados e feedbacks, aumenta a conversão e o fortalecimento da marca, melhora e eficiência operacional através da otimização de recursos.


Estratégias conversacionais estão sendo amplamente utilizadas por que atuam nos principais problemas das pequenas, médias e grandes empresas, seja com o uso de chat bots inteligentes, campanhas ou diálogos reais, a proposta de criar e manter relacionamentos duradouros entre clientes e uma marca, ou uma organização e seu público, vem se tornando uma prática mais eficiente no retorno médio e longo prazo, aumentando o potencial do uso internet e ferramentas sociais.


Utilize essa estratégia para transformar o planejamento de campanhas do ano todo em uma jornada de relacionamento criativa, empolgante e respeitando o tempo do usuário, tudo isso em um canal seguro e privado, como WhatsApp.


Esse tipo de planejamento permite transformar a conversa em uma ferramenta de obtenção de dados (como um formulário, mas de uma forma mais amigável), transformando o meio digital em um ambiente acolhedor e amigável, conectando seu público e incentivando um compartilhamento de informações no ritmo do comportamento atual na internet: aquele que permitam que as pessoas tenham controle e decidam quando entrar em contato e como se conectar.


O conteúdo conversacional melhora e experiência do usuário, fideliza e enriquece as relações e pode ser utilizada em todos os setores: aumentar vendas, melhorar o marketing interno e a estratrégia pós-venda, engajar e criar comunidades de públicos, otimizar resultados em cobrança, atendimento e suporte, entre outras metas.



Promoção, bonificação e estratégia opt-in

Aumento de vendas e fidelização dos clientes, atração de novos clientes e expansão da base de dados, fortalecimento da marca, limpeza de estoque e aumento da taxas de retorno.


Aproveitar o potencial do WhatsApp para campanhas promocionais permite explorar ainda mais o poder da ferramenta, fazendo com que o usuário fique interessado em colaborar para desbloquear prêmios maiores. E pensando assim, podemos imaginar como uma estratégia opt-in pode estar vinculada com as interações em rede que o aplicativo promove, por exemplo: em uma campanha promocional, a marca pode apresentar um cupom de desconto ainda maior para um usuário que indicar um contato entre suas conexões que possa se interessar pela campanha, sendo assim, você irá conquistar dois resultados: um novo lead e uma venda.


Ofereça brindes, descontos ou ofertas especiais e únicas, incentivando o compartilhamento de informações e ampliando o retorno do investimento em proporções que vão fazer a diferença. Integre uma campanha promocional dentro do seu planejamento anual e da estratégia conversacional, utilizando esse ‘poder especial’ como forma de impulsionar ainda mais seus resultados.




Recursos Multimídia e criatividade

Maior engajamento e diferenciação da concorrência, facilitar a comunicação com visual mais atraente, construção de uma identidade forte, maior desempenho e obtenção de insights.


O WhatsApp é uma ferramenta completa que permite o uso de todos os formatos de mídia, sendo assim, exige uma criatividade extra para que as organizações desfrutem dessa ferramenta com todo seu potencial.Vídeos podem ser usados para transmissão de mensagens complexas e conteúdos mais longos e detalhados.


Infográficos podem auxiliar a tomada de decisão, informar o público e direcionar um fluxo em torno de um assunto relevante. Mas não para por aí, é possível utilizar todos os recursos: arquivos (pdf, entre outros), GIFs, contatos, localização, figurinhas personalizadas, textos grandes com formatação especial, enquetes… todos esses formatos podem ser usados em conjunto, criando um conteúdo elaborado e estruturado.



Respostas Programadas e interação

Aumenta o alcance e engajamento do público, fortalece a construção de relacionamentos, melhora a segmentação e fornece feedback valioso, aumenta as taxas de conversão e de retorno.


Em uma campanha no WhatsApp, muitos clientes esquecem da ‘continuidade’ da comunicação, e mesmo que não seja uma estratégia conversacional, é importante lembrar que a ferramenta tem potenciais que precisam ser usados e explorados. Ao programar respostas dentro de uma campanha, os usuários passam a criar uma interação maior, ampliando ainda mais os resultados da campanha.


Podem ser usadas de diversas formas, seja para direcionar o público para canais de atendimento, ou para páginas específicas.

O uso de respostas programadas é uma ferramenta importante.



A utilização correta do WhatsApp deve ser integrada à sua estratégia, de acordo com os objetivos previstos.

É importante acompanhar as tendências do mercado e entender o funcionamento das plataformas digitais, que vão se atualizando de acordo com a evolução do uso pelos usuários.



Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511911642859 (link WhatsApp)








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