top of page

O WHATSAPP NO BRASIL EM 2024




A Opinion Box realizou uma pesquisa online em Abril desta ano, com mais de 1.100 entrevistados, com objetivo de mapear o comportamento dos usuários do app de mensagens mais utilizado pelos brasileiros (147 milhões de pessoas usam o WhatsApp no Brasil, o que corresponde a 99% dos brasileiros online) e segundo maior país do mundo:


Uso do whatsapp no dia a dia


=> 99% usam o whatsapp diariamente e 36% mantêm o app aberto do dia inteiro.


=> Troca de mensagens de texto (93%), troca de mensagens de áudio (80%), troca de imagens (69%) e chamadas de voz dentro do WhatsApp são os recursos mais usados dentro do app.


=> Mais da metade das pessoas usam tanto o whatsapp em 2024 quanto em 2023. Porém, mais de 1/3 declaram usar o app mais em 2024 do que em 2023.


Para 2025, 2/3 dos entrevistados acham que usarão o app com mesma freqüência que este ano (e 1/4 espera intensificar o uso).


Relacionamento com empresas


=> 79% dos usuários se comunicaram com marcas e empresas atravès do WhatsApp, principalmente par tirar dúvidas / pedir informações (77%) e para receber suporte técnico (67%).


=> 82% já receberam pelo WhatsApp mensagens e ofertas comerciais de empresas que nunca tinham conversados antes. Metade deles costumam ler, assim mesmo, o recado e só 1/3 ignoram.


=> 2/3 dos entrevistados já contrataram pelo menos 1 serviço ou produto pelo app.


=> 49% não se importam de receber publicidade no WhatsApp, desde que tenha fornecido seu número para a empresa.


=> 67% consideram o WhatsApp um ótimo canal para se comunicarem com as empresas.


Canais do Whatsapp


=> Mais de 1/3 não conhecem esta nova funcionalidade e somente 19% conheçam e usam. Noticias e Esportes são os mais usados.


Segurança e Whatsapp Pay


=> 79% não usam Whatsapp Pay e 10% já usaram mas não querem mais usar.


=> Dos que não usam, eles preferem usar PIX (41%) ou não acham seguro e têm medo de fraudes (25%).


=> O Brasil foi o país com mais ataques de phishing por WhatsApp no mundo em 2022 e mais da metade costumam fazer backup das mensagens ou têm a autenticação de 2 fatores.


Chamada de voz e vídeo no Whatsapp


=> 2/3 fazem chamadas de voz diariamente ou quase, e 1/3 acham a qualidade excelente, igual a das chamadas feitas pelo plano do celular


=> 44% fazem chamadas de voz diariamente ou quase, para falar com familiares (86%) e amigos (44%), e 30% acham a qualidade excelente.


Grupos e comunidades


=> 94% participam de grupos de WhatsApp, principalmente de amigos e familiares (72%).


=> Porém, somente 35% já utilizaram as comunidades do WhatsApp. 44% não conhecem essa função.


=> 69% já saíram de grupos pelo alto volume de mensagens e 43% já saíram de grupos por discutir com participantes.

7 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
ゲスト
2024年8月26日
5つ星のうち5と評価されています。

O WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil!

いいね!
bottom of page